lady´s blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Divina India!!!

Divina Índia




Aqui, religiosidade, beleza e fantasia se misturam como em poucos pontos do planeta e atraem os olhares do mundo.



Direção de arte • Camilla Sola

Edição • Raphaela Campos de Mello

Texto • Maria Carolina Balro

Parece que o mundo todo resolveu olhar para o mesmo ponto do planeta: a Índia. Ela está no cinema, na televisão, na moda, nas páginas de revista, na decoração, enfim, em praticamente todo lugar. Uma das coisas que mais chamam a atenção nesse belo mosaico de cores, sabores, cheiros e texturas é a integração absoluta do seu povo com o sagrado. “Essa cultura traz o divino para o cotidiano. Deus não é outra coisa senão nós mesmos e tudo o que se manifesta na vida”, diz Carlos Barbosa, de São Paulo, estudioso do sânscrito, língua milenar presente nos livros sagrados. Por outro lado, ele enfatiza a pluralidade existente no seio da religião hindu. “Nós, ocidentais, pensamos que o hinduísmo é um conjunto harmonioso de conhecimentos e tentamos integrar todas as suas vertentes numa só. Mas na Índia existem várias correntes que se sobrepõem e, muitas vezes, conflitam entre si. Não existe uma coisa só”, completa. Ou seja, para os antigos povos da Índia, assim como para os indianos atuais, os deuses fazem parte do dia a dia e podem até, acredite, ser convidados a sentar junto à mesa. Dessa forma, o sagrado não fica lá em cima, no céu, ou em um lugar que se pode atingir somente depois da morte.



Esse princípio faz parte da religião védica, conhecida como hinduísmo. Para a maioria dos indianos, tudo o que existe nos 18 milhões de Universos (uma maneira de dizer que eles são incalculáveis) é uma única e interdependente manifestação de Deus. Montanhas e rios, flores e animais, seres celestiais e humanos não passam de formas variadas em que Ele se manifesta – neste mundo e em inumeráveis outros, visíveis e invisíveis a nossos olhos. “É maia, a ilusão, que faz acreditar que as coisas são separadas e têm uma existência independente”, explica Barbosa.



Esse delicado contato com o divino é apenas um pequeno pedaço desse imenso país de contrastes que encanta pela riqueza de elementos que formam uma das culturas mais ricas do mundo. Conheça nas próximas páginas os mais significativos.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Powered By Blogger

A minha Lista de blogues

AddThis

Bookmark and Share

Atalho do Facebook

she is a lady...

she is a lady...
sonhar!!sempre!!

viver !!e ser feliz!!!