lady´s blog

segunda-feira, 12 de abril de 2010

 Mozart era não somente um gênio musical extraordinário mas um homem que viva através da mudança grande da sociedade velha à moderna em que nós vivemos ainda, quando os povos começaram a se mover de aceitar o esquema Christian das coisas para estar sozinho, de deixar-se fosse governado por pais e por superiors a rebelling de encontro a eles. Era ele mesmo um “dos homens novos” da idade; sua música dão a voz às ansiedades e os consolations que são ainda nossos. Este livro ajusta a vida de Mozart dentro da história de uma idade que mergulha na volta e na guerra européia. Sonda seus relacionamentos cruciais com seu pai e sua esposa mas evita o guesswork. Estuda - dentro - a profundidade though na língua não técnica - exemplos característicos de sua música e pergunta o que pode nos dizer sobre seu autor e ourselves

Efeito Mozart!!!

 "O efeito Mozart refere-se a um aumento do rendimento ou uma alteração da atividade neurofisiológica associada a ouvir sua música"




Um artigo publicado numa revista internacional, Epilepsy and Behavior, pelos pesquisadores Lahiri e Duncan em 2007 (1) mostrou que a Música de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) poderia ter um efeito terapêutico na epilepsia. Um homem de 56 anos com epilepsia que começou a ouvir Mozart regularmente apresentou uma melhora no controle de suas crises epilépticas.



Efeito Mozart



"Um estudo mostrou que a atividade epileptoforme, isto é, as alterações eletrencefalográficas diminuíram com a música de Mozart. Foi sugerido que a música com alto grau de periodicidade e por longo tempo, tanto a música de Mozart, quanto alguns outros compositores como Bach, diminuíram a atividade das crises e possibilitaram melhora do desempenho em tarefas espaço-temporal" Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de São Paulo também publicaram um artigo na mesma revista associando o efeito Mozart na epilepsia (2). O efeito Mozart refere-se a um aumento do rendimento ou uma alteração da atividade neurofisiológica associada a ouvir sua música.



Este recente trabalho confirma os estudos anteriores que mostraram um efeito benéfico da musica de Mozart na epilepsia (3,4). Ainda, esse efeito tem sido mostrado não somente no sistema nervoso, mas também sobre o sistema cardiovascular.



O efeito relaxante da música de Mozart resultou na redução da freqüência cardíaca em 23 indivíduos saudáveis (5). Ainda não está claro quais são os efeitos que a música provoca. Os estímulos provocados pela complexa e refinada música de Mozart, sobretudo a sonata K448, teriam portanto um impacto benéfico no cérebro.



Um estudo mostrou que a atividade epileptoforme, isto é, as alterações eletrencefalográficas diminuíram com a música de Mozart. Foi sugerido que a música com alto grau de periodicidade e por longo tempo, tanto a música de Mozart, quanto alguns outros compositores como Bach (1685-1750), diminuíram a atividade das crises e possibilitaram melhora do desempenho em tarefas espaço-temporal. Esse efeito, portanto, não é exclusivo para a música de Mozart, segundo alguns autores.



Original



O original "efeito Mozart", em 1993 (6) avaliou raciocínio de voluntários depois de ouvir a sonata K448. Os resultados mostraram que apenas ouvir 10 minutos (num único dia) da música de Mozart melhora o desempenho espacial e temporal e o desempenho de tarefas que requeiram alguma habilidade motora, tais como corte e dobra de papel.



Estudos posteriores mostraram que ratos que ouviam a sonata K448 apresentavam um rendimento melhor em teste de memória espacial do que ratos que estavam em ambiente sem música. Neste sentido, alguns pesquisadores acham interessante propor a música de Mozart como terapia complementar no tratamento da epilepsia. Mais estudos são necessários, envolvendo uma exposição dos pacientes por períodos longos de música antes que esse efeito seja totalmente confirmado.



 As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?




Mahatma Gandhi

Pesquisar neste blogue

Powered By Blogger

A minha Lista de blogues

AddThis

Bookmark and Share

Atalho do Facebook

she is a lady...

she is a lady...
sonhar!!sempre!!

viver !!e ser feliz!!!